O Folclore japones esta nas danças ou algumas artes. Destacam-se o Odori, Yosakoi Soran, Tanzaku e Omikoshi
Este é um video do Bom Odori 2207:
Este que é uma tradição japonesa Milenar. Odori não é nada mais nada menos do que a dança tradicional japonesa. Vários tipos de dança populares tiveram origem em comunidades agrícolas e de pescadores, geralmente comemorando a farta colheita do arroz ou a época de pesca. Outras danças surgiram em homenagem aos falecidos, por influência do budismo, caso do "Bon Odori", que significa "dança do finado" e cujas apresentações se concentram no dia do finado japonês, em agosto.Todas essas danças populares remetem à vida em comunidade e à continuidade da vida.
Temos também o Yosakoi Soran, este é um video do Yosakoi Soran Dance Festival Sapporo 2006:
Esta é a dança qe na última década do século XX tornou-se verdadeira “febre” no arquipélago é resultado da união de duas tradições com pitadas de modernidade. Em 1991, alguns jovens de Hokkaido, ilha ao norte do arquipélago, foram passar um feriado na província de Kochi e lá conheceram o Yosakoi Matsuri, festival folclórico que dura quatro dias em agosto, no qual multidões participam de uma dança chamada Yosakoi Naruko. As pessoas desfilam dançando ao som de uma música chamada Yosakoi Bushi.
O Tanzaku é o costume de atar tanzaku (papel com poemas ou pedidos) de diferentes cores aos ramos de bambu, teve início em 1818. Qualquer pessoa pode escrever seu pedido no tanzaku, onde cada cor de papel (branco, amarelo, verde, vermelho/rosa e azul) simboliza um tipo de pedido. Para que os pedidos sejam atendidos, um ministro xintoísta realiza uma cerimônia oficial de queima de tanzaku. Os tanzakus são queimados para que os pedidos contidos transformem-se em fumaça e cheguem até às mãos de Orihime, que terá um ano inteiro para realizar os pedidos. Ela só poderá encontrar com seu amado novamente no ano que vem, se trabalhar arduamente para atender esses pedidos.
Este é um video falando sobre um grande festival japones e um pouco sobre o Tanzaku:
O Omikoshi
Os carregadores do Omikoshi balançam-no, imitando as ondas do mar e freqüentemente gritando “washoi washoi”, para dar ritmo e força aos participantes. Sua primeira participação foi registrada no século VIII e dois séculos depois, a prática havia se tornado comum em Kyoto, onde o Omikoshi era carregado num festival realizado para apaziguar os espíritos maus que causavam epidemias. No Japão, diversos festivais são realizados tendo como atração principal o Omikoshi e como palco as ruas, que são ornamentadas, recebendo diversos quiosques de doces, salgados e de jogos típicos para crianças. Um Omikoshi pequeno pode ser carregado por dez pessoas, mas os maiores precisam de mais de 100 pessoas.
E para quem não conheçe este é um video de um Omikoshi no Matsuri Fetival:
Como você ja deve ter percebido o folclore japones esta totalmente ligado a festivais, estes que fazem parte como grande marca de sua cultura e para mais informações visite a pagina de Festivais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário